Corretores são aplaudidos por profissão regulamentada

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 13/05/2023

O dia 12 de maio de 1978 foi um marco na trajetória dos Corretores de Imóveis. Foi nessa data que o então Ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, assinou a Lei 6.530/78, dando nova regulamentação a essa profissão. A partir daí, passou-se a exigir a formação técnica em Transações Imobiliárias para todos os que desejassem atuar na corretagem de imóveis, o que trouxe importantes reflexos na qualificação dos profissionais.

A bagagem de informações recebida com essa graduação transformou os Corretores em assessores imobiliários, capacitados para auxiliar clientes na obtenção de financiamento, na verificação de toda a documentação da propriedade, na avaliação do imóvel, garantindo segurança e tranquilidade em todas as etapas do negócio.

E na última semana, o reconhecimento por esse trabalho veio em forma de moção de aplauso e sessões solenes organizadas em diversas cidades paulistas, por conta do aniversário da lei. As homenagens partiram das Câmaras Municipais de: Bauru, Marília, Santa Gertrudes, Presidente Prudente, Americana, São Carlos, Itu, São José dos Campos, Jaguariúna, Ribeirão Preto, Sorocaba, Rio Claro, Araçatuba, Franca, Jundiaí, São José do Rio Preto, Ourinhos, Santos e Praia Grande.

Além disso, o Conselho organizou uma ação de conscientização, instalando tendas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, para a entrega de folhetos explicativos à população sobre o papel essencial do corretor de imóveis na intermediação imobiliária e os riscos da negociação por pseudocorretores.

A data também foi lembrada com a celebração de uma missa em ação de graças por essa importante conquista dos corretores. “Estamos muito felizes pelo crescimento de nossa profissão ao longo desses 45 anos”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.