Conselho autua 477 pseudocorretores

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 06/05/2023

Disciplinar e regulamentar a profissão são os principais objetivos do CRECISP. Sendo assim, é natural que o foco de trabalho do Conselho seja a fiscalização do exercício profissional, garantindo tranquilidade e segurança às transações imobiliárias.

E essa filosofia pode ser comprovada pelos números apresentados no balanço quadrimestral do Departamento. De janeiro a abril deste ano, os analistas de conformidade emitiram 477 autos de constatação pelo exercício ilegal da profissão. As pessoas autuadas estavam intermediando imóveis sem a devida habilitação para tal, uma conduta que pode causar sérios prejuízos às partes envolvidas em um negócio.

Nesse período, 837 plantões de vendas foram fiscalizados em um total de 17.813 diligências em 774 visitas a cidades paulistas. As equipes do CRECISP também expediram 4.249 autos de infração, sempre orientando os que estavam irregulares a uma adequação de conduta.

No que diz respeito às blitzes em parceria com a Polícia Militar Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente, Cetesb, CREA e diversas prefeituras, o Conselho participou de 4 operações, agindo para coibir a comercialização ilegal de lotes em áreas de preservação de mananciais.

Além disso, também foram organizadas 7.033 fiscalizações de rotina em escritórios e imobiliárias, sempre com o propósito de orientação aos inscritos e à população.

“É um trabalho árduo, contínuo e que busca conscientizar a população para que não utilize os serviços de pessoas não capacitadas à corretagem. Os inscritos no CRECISP passam por cursos e programas para aprimorarem sua formação e estão aptos a fornecer a assessoria completa a seus clientes”, esclareceu o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto.