Fiscalização do CRECISP participa de workshop

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 08/04/2023

Nos dias 03 e 04 de abril, o Conselho destacou seus coordenadores de fiscalização para participarem da 1ª Oficina dos Grupos de Fiscalização Integrada (GFIs), organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP.

O objetivo deste workshop foi discutir o trabalho conjunto que vem sendo realizado entre entidades como o CRECISP, CREA-SP, Cetesb, Sabesp, Polícia Militar Ambiental e prefeituras de municípios situados em Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquery, do Alto Tietê Cabeceiras e da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga.

Há cerca de dois anos, o Conselho já participa de ações de fiscalização conjunta, combatendo ocupações irregulares e a comercialização indevida de lotes em áreas de proteção ambiental. E os resultados têm sido bastante satisfatórios.

Segundo um dos idealizadores do evento, Rafael Frigerio, responsável pela Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente, a parceria com o CRECISP é muito importante para que se tenha uma orientação, coibindo a ação de pseucorretores nessas áreas tão emblemáticas no que diz respeito à degradação ambiental. “Além disso, orientamos os interessados em adquirir lotes nessas áreas, para que consultem os órgãos ambientais, e recebam as referências se o local é regular e em que condições ele se encontra, para que a gente não tenha mais esse cenário de pessoas que acabam caindo em golpes.”

Segundo o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, essa é uma parceria em prol da sociedade. “Esse esforço conjunto de todos os órgãos envolvidos evita prejuízos financeiros a quem deseja adquirir um lote e, principalmente, contribui para a preservação dos mananciais.”