Palestrante fala sobre as novas perspectivas do mercado imobiliário

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 8 de fevereiro, o corretor de imóveis e advogado, Jarbas Alessandro Rocha Marqueze, esteve presente na Quarta Nobre do CRECISP e falou sobre o tema: Perspectivas, reflexos e tendências no mercado imobiliário em 2023!

Durante a apresentação, foram abordados os seguintes tópicos: Minha Casa Minha Vida (renda, valor do imóvel e avaliação), taxas de juros e financiamento, mercado de locação a médio e longo prazo, além da importância da atuação dos corretores de imóveis na avaliação imobiliária.

Segundo o palestrante, as tendências e perspectivas para o mercado em 2023 são promissoras, apesar das divergências entre o mercado imobiliário e a questão da taxa de juros. O programa Minha Casa Minha Vida, que foi instituído em 2009, proporcionou situações benéficas para a população e serão inseridas outras questões no novo Governo, principalmente com a retomada deste projeto.

“Observo o mercado imobiliário aquecido, as construções em alta, além de diversos projetos, principalmente em São Paulo,  adjacências e até mesmo em todo o País e estes lugares viraram  novamente canteiros de obra. Mesmo depois da pandemia, a perspectiva é muito positiva, tendo em vista que estamos com a inflação relativamente contida e o Banco Central possui autonomia para decidir a taxa de juros que reflete diretamente no financiamento imobiliário.”

Marqueze ressaltou que a taxa bancária dependerá exclusivamente das ações governamentais, mas qualquer que seja o resultado, irá refletir nas pessoas que possuem baixa renda. Mesmo assim, a expectativa continua crescente, principalmente no que se refere ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

“As tragédias que estão acontecendo no mundo afetam  o mercado imobiliário, assim como a situação de algumas empresas que acaba refletindo no mercado de ações, tornando a economia volátil. Mas o setor de imóveis engloba bens considerados de raiz e, cada vez mais, será necessária a atuação de especialistas para atender bem o público.”

“Este público é composto por pessoas que geram emoções, então eu percebo o seguinte: o corretor de imóveis que estiver mais atento a lidar com o cliente vai conseguir angariar indivíduos  mais prósperos que vão fidelizar o trabalho do profissional. “