Palestrante fala sobre resiliência em tempos de crise

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 1 de fevereiro, o especialista em Gestão Comunicacional, Marcos Gross ministrou palestra online na Quarta Nobre do CRECISP e falou sobre o tema: Bora Levantar! Como ser resiliente em tempos de crise!

Durante a apresentação, ressaltou que apesar de tantos desafios na vida profissional e pessoal, hoje qualquer indivíduo precisa reagir rápido às adversidades do dia a dia, sendo necessário resistir e encarar relacionamentos e situações complexas de forma objetiva.

 O palestrante enfatizou que a resiliência faz parte do escopo da inteligência emocional, na realidade é um estudo científico, que nos mostra a capacidade de nos tornarmos cada vez mais fortes, diante de situações de extrema dificuldade e complexidade.  

“Existem algumas ‘palavras-chave’, que estão praticamente impressas em nosso cotidiano, entre elas a insegurança, infelizmente temos observado o aumento da procura por medicamentos de psiquiatria, também pelas terapias, pois as pessoas estão vivendo no mundo de incertezas, acordam e não imaginam como será o seu dia.”

“Algumas pessoas estão trabalhando durante o almoço para pagar o próprio almoço ou para pagar o jantar.  Há muita instabilidade, na política, na economia, ou seja, no cenário que nos encontramos existe muita imprevisibilidade, isso resulta no medo, não é à toa que surgiu recentemente algumas doenças como a Síndrome do Pânico, ansiedade e a dificuldade para dormir”.

Segundo Gross, apesar de sentirmos toda esta irritabilidade crônica, que pode resultar em uma depressão, é possível continuarmos em movimento, seguir em frente e respirar fundo, mesmo que muitas vezes tenhamos a vontade de desistir de tudo. 

“Mas, vamos lembrar que nessa estrada existe um final, isto é, temos uma missão para cumprir, começou de um jeito e devemos chegar até a bandeira final, como na corrida de São Silvestre. É importante ter a consciência de que existe o momento do choro, da luta, mas temos uma trajetória que deve ser finalizada, ou seja, um foco, um objetivo que precisa ser alcançado. Então, diria que a expressão ‘seguir em frente’ é sinônimo de resiliência.”