Blitz fiscaliza loteamentos em Arujá

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 10/12/2022

Na última quinta-feira (08/12), os analistas de conformidade do CRECISP participaram de uma operação proposta pelo Grupo de Fiscalização Integrada Alto Tietê Cabeceiras - GFI-ATC, para identificar áreas de mananciais e preservação ambiental comercializadas ilegalmente.

Além do Conselho, a blitz contou com a participação do batalhão de Polícia Militar Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente de Arujá, da Cetesb e do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

Os analistas destacados para o trabalho verificaram uma possível participação de corretores de imóveis na comercialização dessas áreas. No local, foram encontrados mais de 50 lotes já com casas construídas, e duas placas de venda, mas não foi identificada a presença de nenhum intermediador.

A mesma ação vem sendo realizada há vários meses, tanto no município de Arujá como em Santa Isabel, Suzano, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Salesópolis. “Nosso objetivo é coibir a venda de loteamentos irregulares, evitando que as pessoas invistam suas economias na compra de áreas que, posteriormente, não poderão ser utilizadas”, explicou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.