Futebol como fator gerador de grandes negócios, inclusive imobiliários

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 03/12/2022

Futebol: diversão, alegrias, tristezas, paixão e... negócios! Sim! É isso mesmo... negócios! O futebol, assim como outros esportes, sempre envolve uma gama quase infinita de negócios paralelos. Senão, vejamos: camisas, calções, chuteiras, bolas, ingressos, bebidas, lanches, transportes, apostas, loterias, luz, água, suportes televisivos e radialísticos, além de empregos (diretos e indiretos), tais como, jogadores, técnicos, cartolas, médicos, massagistas, árbitros, gandulas... ufa! e muitos outros. E todo time quer e precisa ter seu próprio campo para suas disputas. Também precisa de um C.T. (Centro de Treinamento), além, é claro, de uma sede bem estruturada, suficiente para acolher seus torcedores e associados nas diversas atividades sociais e esportivas inerentes.

Tudo isso implica negócios. E, dentre eles, os espaços físicos que atendam a esse projeto todo. E espaços físicos dizem respeito diretamente aos Corretores de Imóveis. Daí essa necessidade de ampliação de espaços físicos significa grandes chances de negócios imobiliários. Nessa hora, entra em cena a aguçada visão profissional do empreendedor nato, que não se desliga das oportunidades, jamais. Sua determinação ao sucesso e o seu espírito vocacionado à visão de negócios é que fazem a diferença. Antenado, logo enxerga quaisquer oportunidades. E não há desafio que obste seus propósitos.

Agora, se tanto o futebol (o esporte mais popular do País), quanto qualquer outra atividade esportiva trazem naturalmente tamanho leque de oportunidades, consideremos então, apenas como exercício mental, o volume, em muito multiplicado, de oportunidades que se abrem repetidamente, ano a ano, feito um leque em torno de projetos envolvendo disputas futebolísticas. A propósito, temos a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), além das Federações de cada Estado da União, incentivando os clubes classificados nos respectivos certames. Isso implica em cifras astronômicas com a finalidade de atender demandas como: os regramentos e diretrizes, construções de estádios, melhorias dos entornos, dos acessos, dos sistemas de transportes, da segurança, etc. Disso, advêm, por consequência, os reclamos inerentes aos mais diversos tipos de negócios que se pretenda oportunizar nas respectivas adjacências dos estádios.

Áreas sendo supervalorizadas da noite para o dia e disputadas a peso de ouro, é filão que certamente irá mobilizar os Corretores de Imóveis mais atentos. Concluindo: futebol é, sim, um campo de grandes oportunidades, aberto àqueles profissionais mais virtuosos. Afinal, futebol não é só futebol. É, acima de tudo, paixão que propicia grandes negócios... inclusive, imobiliários!

 

Reinaldo Bressani

Jornalista, MTb n° 57.696 - Corretor de Imóveis, CRECl/SP N° 39861 - Membro titular da Academia Cristã de Letras.