Cefisp julga mais de 20 mil processos em 2022

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 19/11/2022

O CRECISP conta com diversos grupos e comissões de trabalho, compostos por corretores que se dedicam a auxiliar a entidade em suas atividades socio-corporativas. Dentre essas equipes está a Cefisp – Comissão de Ética e Fiscalização Profissional, com a atribuição de julgar os processos originários de autos de infração e, também, elaborar relatórios, definindo eventuais sanções a processos oriundos de denúncias ao Conselho.

Os corretores que fazem parte da Cefisp têm trabalhado de forma intensa, em especial ao longo da pandemia, promovendo reuniões online para que as análises e os julgamentos sejam conduzidos da maneira mais rápida possível, evitando o acúmulo de trabalho.

O trâmite processual é bastante objetivo. Cada coordenador da Cefisp distribui os processos aos respectivos relatores, verificando se sua instrução está regular e completa, determinando eventuais diligências. No momento do julgamento, o relator, então, profere seu voto, indicando a infração cometida e a sanção aplicável e verifica se os demais membros acompanharam seu parecer.

“Tudo é feito de forma equilibrada, garantindo a lisura e a retidão do julgamento”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.

De janeiro a outubro de 2022, as Comissões que atuam na sede e nas delegacias regionais já julgaram 20.704 processos oriundos de denúncias e de autos de infração emitidos pelo Departamento de Fiscalização. “É um trabalho de grande importância e que merece o reconhecimento de toda a categoria”, disse Viana.