Conciliação soluciona conflitos do mercado imobiliário

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 22/10/2022

Diz o ditado que “conversando é que a gente se entende”. Pois essa máxima faz todo sentido quando se analisam os resultados da Jucon – Junta de Conciliação do CRECISP.

Essa Comissão, composta por corretores de imóveis de todo o Estado, busca dar voz a pessoas que se sentiram prejudicadas, de alguma forma, no desenrolar de uma transação imobiliária. Promovendo audiências, a Jucon dá a oportunidade para que esses litigantes expressem seus pontos de vista e propõe acordos entre as partes, evitando a judicialização de processos.

Com a pandemia, as sessões organizadas pela Junta vêm sendo realizadas por meio de videoconferência, dando celeridade à resolução dessas pendências. De janeiro a outubro deste ano, 208 audiências já foram promovidas, em todas as Delegacias Regionais e também na sede.

Para o presidente do conselho, José Augusto Viana Neto, a Jucon contribui para uma redução no número de processos que chegam ao Judiciário, permitindo um desfecho mais rápido e satisfatório. “Uma boa conversa pode por fim a um problema de forma pacífica e amigável. Os trabalhos da Jucon em todo o Estado representam um meio viável de solucionar controvérsias pelo aconselhamento e orientação, com neutralidade e imparcialidade.”