Outubro Rosa: CRECISP alerta para a importância do autoexame

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 08/10/2022

Realizada anualmente, a campanha Outubro Rosa mobiliza a sociedade e chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A divulgação de dados preventivos e o incentivo ao autoexame podem salvar muitas vidas e garantir um tratamento de qualidade aos pacientes.

O CRECISP tem se engajado nessa luta e promove ações esporádicas em parceria com entidades estaduais e com a participação das corretoras de imóveis que integram o Grupo de Trabalho da Mulher Corretora em todo o Estado. São iniciativas essenciais, especialmente para a prevenção, pois em seu estágio inicial, a doença não apresenta sintomas.

De acordo com o Instituto Oncoguia, 95% dos casos identificados no início têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Neste ano, o Conselho  preparou mais uma ação para destacar essa mensagem e incentivar um número cada vez maior de mulheres a realizarem os exames periodicamente. No dia 11/10, às 10h, a TV CRECI e as redes sociais do Conselho transmitirão uma live com a advogada e procuradora aposentada do Estado do Rio Grande do Norte, Idaisa Mota Cavalcanti, a respeito do “Outubro Rosa – Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama”.

Autora do livro: Manual do Câncer de Mama – Dicas e Direitos, a palestrante vai trazer uma visão diferenciada do assunto, destacando também os benefícios dos pacientes garantidos por leis específicas.

“Essa é uma luta de todos nós para que as pessoas com câncer de mama, assim como com as demais enfermidades, detectem a doença precocemente e possam receber um tratamento digno, o que aumenta muito as possibilidades de cura”, enfatizou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.