CRECISP e Grupo de Fiscalização integrada realizam blitz

A ação ocorreu em Santa Isabel


Nesta quinta-feira (21/7),  o CRECISP participou, em conjunto com  o GFI-ATC (Grupo de Fiscalização Integrada do Alto do Tietê), representantes de várias Prefeituras, Polícia Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente e CETESB, da primeira ação em Santa Isabel (57km da Capital),  na estrada do Varadouro, onde está ocorrendo parcelamento irregular do solo, na beira da represa do Jaguari.  

O Conselho Regional tem realizado um trabalho assíduo, por meio de ações do Departamento de Fiscalização e análises periódicas, para que seja detectada a presença de corretores de imóveis ou pseudocorretores, evitando, que atuem de forma ilegal na comercialização de loteamentos irregulares, prejudicando o meio ambiente, a economia e toda a sociedade.

Segundo a diretora do Centro de Planejamento do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Naiana Lanza, este trabalho é muito importante, pois essa é uma área de manancial, que possui a previsão da fiscalização, envolvendo Estados e municípios. “Sozinhos não conseguimos fazer nada, principalmente neste contexto de crise hídrica, sendo que nossa função é evitar a falta de abastecimento público e prejuízo para toda a população.”

Para o secretário do Meio Ambiente e Agricultura de Santa Isabel, Rubens Barbosa, estas ações são indispensáveis e colaboram para a preservação do sistema ambiental. “A Prefeitura realizou fiscalizações no local e já foram aplicadas multas e algumas construções sofreram embargos. Percebemos que são casas e construções de alto padrão, mas que precisam ser regularizadas.”

O especialista ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcelo Raso Frizzera Borges, ressaltou que o foco é o mesmo, geralmente, são locais de segunda residência e a situação está ocasionando grande impacto ambiental. “As construções e vendas estão ocorrendo de forma totalmente ilegal, pois é uma área de proteção de manancial, sendo que as regram precisam ser cumpridas de forma aprofundada.”