Caixa busca retomar parceria com corretores de imóveis

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 23/07/2022


No dia 19 de julho, o CRECISP recebeu a visita do Superintendente Executivo de Governo da CAIXA, David Prando Cotta, e do Gerente de Carteira PJ, Márcio Henrique C. Silva. A reunião com o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, teve como principal propósito estreitar os laços entre as instituições, haja vista a grande importância dos corretores de imóveis nos negócios do banco e no segmento imobiliário.

“A gente tem mais de 70% de share de mercado por conta da participação dos corretores que são cruciais no nosso dia a dia”, ressaltou Cotta, ao falar sobre a proposta da Caixa de retomar essa parceria tão longeva e bem sucedida com os profissionais.

O superintendente também tranquilizou os corretores, explicando que, mesmo com taxas de juros em alta, há uma expectativa de melhoria no processo econômico do País e, consequentemente, nos preços e juros aplicados ao consumidor final. “É um impacto que a gente sente direto, porque o custo do funding é elevado e, consequentemente, isso tem um impacto na nossa operação. Da mesma forma, quando a gente tem um cenário econômico mais favorável, com quedas, isso, consequentemente tem uma redução direta no custo da operação final para o cliente.”

Viana analisou como positiva essa postura da Caixa: “esse relacionamento com a alta direção proporciona mais tranquilidade para que a gente possa desenvolver projetos em conjunto, principalmente no que diz respeito à orientação da sociedade e dos corretores de imóveis nas diversas formas de obtenção de crédito junto à Casa e, em especial, do crédito imobiliário. É muito importante também mencionar os treinamentos que os corretores possam ter acerca da captação de financiamento. Tudo isso deixa o profissional mais bem preparado para dar explicações aos seus clientes. Porque o cliente, quando chega, quer ter certeza de que a informação que está recebendo é correta e atualizada. Então, é uma retomada de trabalho, pós-pandemia, e vemos com muito entusiasmo.”