Palestrante fala sobre irregularidades cometidas por zeladores

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 20 de abril, o gestor de condomínios, Maurício Jovino marcou presença na Quarta Nobre e falou sobre o tema: As irregularidades cometidas pelos zeladores nas transações imobiliárias.

 Durante sua apresentação, destacou que um dos problemas que os síndicos enfrentam nos condomínios é detectar que zeladores ou outros colaboradores fazem transações imobiliárias. Em alguns casos, o síndico tem conhecimento e em outros, não. Além de irregular, isso traz transtornos para o condomínio e para os corretores de imóveis.

 

De acordo com Jovino, este é um assunto  frequente, mas algumas vezes, é velado, principalmente no que se refere às transações imobiliárias. “Não podemos entrar na vala comum, pois, desta forma, estaremos generalizando. Mesmo assim, o número de zeladores que comete irregularidades vem crescendo.”

“Temos que reconhecer que é um cargo muito importante no condomínio, pois é o braço direito, o preposto do síndico, sendo fundamental em um condomínio. Alguns desvirtuam seus cargos obtendo algum tipo de vantagem pessoal. Existem casos de porteiros e outros colaboradores exercendo a função dos corretores de imóveis.”

É uma situação, infelizmente, comum e traz problemas para todo mundo, inclusive para os corretores de imóveis e para quem está comprando, vendendo ou alugando um imóvel. Alguns condomínios fazem vista grossa; um exemplo são os que estão localizados no litoral onde existem relatos de zeladores exercendo a função sem serem inscritos no CRECISP.

“Estão cometendo um crime em exercer uma profissão regulamentada, uma função que não é deles.”