Blitz flagra 35 pseudocorretores em plantão de vendas

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 02/04/2022


No dia 1º de abril, uma equipe de 25 analistas de conformidade do CRECISP promoveu uma blitz em um plantão de vendas, na Zona Leste da Capital. A operação contou com o apoio da Polícia Militar, que disponibilizou 8 policiais e 4 viaturas para auxílio na abordagem.

Segundo o Superintendente Operacional do Conselho, Julio César Rios Fernandes, o local já havia sido visitado em outras oportunidades, mas dessa vez a ação contou com um planejamento estratégico que garantiu os bons resultados. “Mantivemos o sigilo necessário das informações, o que colaborou para que a operação fosse bem sucedida.”

Ao chegar ao plantão de vendas – que oferecia desde estúdios de 24 m² a apartamentos com 3 dormitórios – a fiscalização do CRECISP registrou que muitas pessoas tentaram fugir do local e, nesse ponto, a presença da PM foi de fundamental importância.

No total, o stand contava com 95 pessoas e dessas, 35 foram notificadas por estarem exercendo ilegalmente a corretagem. As duas imobiliárias responsáveis pelas intermediações também serão autuadas pela facilitação ao exercício ilegal da profissão.

“Nosso principal objetivo é garantir a segurança dos negócios imobiliários. Quem deseja comprar um imóvel precisa ser atendido por um profissional capacitado, inscrito em seu Conselho e apto a fornecer todas as informações essenciais para a tranquilidade da transação”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.