Corretores buscam melhores condições à profissão

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 26/03/2022


O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, esteve em Brasília, na última quinta-feira (24/03), cumprindo uma agenda focada na regulamentação profissional e na busca pela aprovação de propostas que possam beneficiar a categoria de corretores de imóveis no âmbito nacional.

Como vice-presidente do Cofeci, Viana esteve em audiência com a secretária-adjunta do Ministério do Trabalho e Previdência, Tatiana Severino de Vasconcelos, para discutir o conteúdo de um decreto protocolado junto ao ministro Onyx Lorenzoni, com o intuito de atualizar a legislação relativa à profissão de corretor de imóveis. O Decreto atual, nº 81.871, é de 1978 e regulamenta a Lei 6.530 que sofreu inúmeras alterações ao longo dos anos. O objetivo é atualizar o Decreto às condições atuais, inclusive no que diz respeito à nova realidade dos processos digitais.

Na sequência, ao lado do 1º secretário do Cofeci, Rômulo Soares, e dos conselheiros federais, Pedro Nogueira e Aluísio Sampaio, do CRECI-PI, o presidente do CRECISP foi recebido pela deputada federal, Margarete Coelho (Progressistas-PI), para tratar de pautas legislativas de interesse dos corretores.

Diversas questões já vêm sendo debatidas no Congresso Nacional e contam com o apoio da Frente Parlamentar para o Mercado Imobiliário, composta por congressistas que defendem novas conquistas à categoria. A exigência de um curso superior para o exercício profissional, a inclusão do nome do corretor no registro do imóvel e a tributação paga são alguns exemplos de temas que estiveram na pauta dessa reunião.

“É de suma importância que os profissionais do mercado imobiliário estejam bem relacionados com os parlamentares na Câmara e no Senado, que se engajam na defesa dos interesses do setor da habitação”, comentou Viana.