Palestrante fala sobre perícia digital

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 2 de fevereiro, o perito Ricardo Caires, ministrou uma nova palestra online, na Quarta Nobre do CRECISP e falou sobre o tema: Perícia em Arquivos Digitais.

Durante a apresentação, especificou que o objetivo desse trabalho é verificar mensagens de Whatsapp em texto, áudio, e-mail e outras informações trocadas pelo corretor de imóveis com seu cliente, que podem se tornar provas documentais.

O palestrante ressaltou, no início do evento, que atualmente as negociações e demais tratativas são, em sua grande maioria, realizadas por meio do  WhatsApp, sendo que muitos profissionais estão perdendo o controle de suas intermediações, por meio desta ferramenta.

 “Isso ocorre, pois o intermediador editou a conversa com o seu cliente e quer a recuperação ou vice-versa, mas existem condições de fazer um trabalho positivo.  Através da expertise de perícia é possível gerar uma prova palpável”.

“Há casos de o proprietário abrir uma denúncia contra o profissional e dizer que nunca autorizou, por exemplo, a venda do imóvel, e o corretor de imóveis, infelizmente, acaba respondendo administrativamente e criminalmente por esta ação. Isso ocorre também porque as provas acabaram sendo inutilizadas.”

Caires destacou que, primeiro de tudo, é preciso adquirir a verdadeira mensagem trocada pelo WhatsApp, pois por meio de softwares é possível montar uma cópia da conversa e até mesmo inserir fotos que podem incriminar alguém ou fracionar as mensagens.

“A pessoa tem que ter a mensagem consigo, não trocar o equipamento celular, fazer uma reserva dessa prova. E o perito também, através de informações internas, consegue verificar se uma imagem sofreu alguma modificação,  se foi mudada. O que ocorre é que muitas provas não verdadeiras acabam sendo usadas em uma petição.”