Palestrante fala sobre o desenvolvimento das cidades inteligentes

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 1º de dezembro, o corretor de imóveis e especializado em Marketing, Joel Borges, ministrou palestra online no CRECISP sobre o tema: Smart-City - Plante e colha as novas oportunidades de negócios. Com o plano de Sustentabilidade da ONU 2030, está surgindo um novo mundo de oportunidades e mobilidade urbana. Durante o evento, o palestrante explicou os novos conceitos que podem aumentar a produtividade e gerar negócios, fomentar qualidade de vida e  aumentar o faturamento no mercado imobiliário.

De acordo com Borges, a Smart-City  ou cidade inteligente tem sido tema de várias palestras. Isso porque a digitalização está ocorrendo aceleradamente e as cidades estão sendo obrigadas a rever o seus planos diretores e códigos de obras, automatizando os processos de emissão de documentos.

“Elas estão saindo na frente, em relação ao mercado imobiliário. Antigamente, percebíamos que uma família era composta por 10, 11, 14 integrantes, e atualmente, este quadro se modificou. Muitos casais estão optando por ter um, dois ou, no máximo, três filhos, mudando, portanto, o padrão de consumo.”

“Essa tendência vai evoluir e as cidades inteligentes e os centros urbanos que utilizam da tecnologia e da inteligência na gestão pública vão melhorar cada vez mais, visando o desenvolvimento urbano sustentável e planejado, aprimorando a qualidade de vida do cidadão.”

Segundo o palestrante, estas novas formas de municípios se tornaram possíveis, por meio de recursos e os avanços da chamada internet das coisas, além da incorporação dessas ferramentas nas cidades, pois sua aplicabilidade beneficia o meio ambiente, permite a redução de custos e de algumas operações.

As cidades que estão se estruturando e se adequando a essa nova realidade, estão se tornando atrativas para novos investidores, pois junto com a tecnologia, as cidades inteligentes passam a ser menos burocráticas, mais produtivas e com maior competitividade no mercado global.

“Quantas vezes, nós, corretores de imóveis, precisamos tirar uma certidão de Uso e Ocupação do solo, ou um cliente pediu para acompanharmos a aprovação de algum projeto ou um documento para viabilizar o fechamento do negócio! Só que muitas vezes a municipalidade não estava preparada digitalmente para acompanhar a velocidade do mundo dos negócios.”

“Inclusive,  o estado de São Paulo é campeão nessa parte de tecnologia e algumas cidades inteligentes estão se descolando da dependência de um governo estadual e buscando o desenvolvimento tecnológico. Essa é uma vantagem aos profissionais da área imobiliária que seguem a velocidade desse aprimoramento e que faz toda a diferença nos negócios.”