Em outubro, vendas e locações diminuem na Capital

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 28/11/2020

Após apresentar índices positivos ao longo de qua­tro meses, o volume de vendas e locações de imóveis residenciais usados sofreu queda na Capital paulista, em outubro.

Na comparação com setembro, houve redução de 1,78% e 4,43% no número de casas e apartamentos vendidos e alugados, respectivamente.

Esses resultados foram obtidos pela Pesquisa men­sal do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECISP), feita com 262 imobiliárias da cidade de São Paulo.

Mesmo assim, os números acumulados em 2020 estão favoráveis ao mercado imobiliário. Em 10 meses, as vendas cresceram 74,73% e as locações, 29,54%.

“Essa leve tendência de queda apresentada em outubro parece estar ligada apenas às flutuações comuns do mercado, não refletindo nenhum acontecimento específico”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto. “Temos percebido um aqueci­mento e um entusiasmo por parte de colegas, que estão apostando em uma reação favorável do mercado, já a partir de janeiro de 2021.”

Viana também acredita que essa redução no nú­mero de casas e apartamentos vendidos possa estar relacionada a um aumento no preço médio do m² dos imóveis na Capital, que chegou a 26,08% no período.

Embora a CAIXA venha oferecendo ótimas con­dições de financiamento, no segmento de residenciais usados, de acordo com a Pesquisa CRECISP, ela respondeu só por 9,48% das contratações de crédito imobiliário da Capital, em outubro.

As imobiliárias que participaram do levantamento, afirmaram que 54,31% dos negócios foram fechados à vista e 35,34% foram contratados com bancos privados. Os proprietários dos imóveis financiaram 0,86% das ven­das e a pesquisa demonstrou, ainda, que não foram feitos negócios por meio de consórcios na Capital, em outubro.

A pesquisa completa está publicada no site do Conselho: https://www.crecisp.gov.br/comunica­cao/pesquisasmercado