Corretor de imóveis fala sobre valorização de imóveis e mineração

O evento ocorreu na Quarta Nobre


O corretor de imóveis e geólogo, Rafael Campanhã ministrou palestra on line, na Quarta Nobre e discorreu sobre o tema: Somando valor em imóveis rurais com mineração

Nesta apresentação, foram demonstrados os serviços de mineração que podem ser oferecidos ao cliente (proprietário de imóvel rural) e informações essenciais sobre potenciais minerários em sua propriedade, como, por exemplo, a mineração de britas, saibro, areia e água mineral, visando sua valorização.

Campanhã ressaltou o seguinte questionamento no início da sua apresentação - como agregar valor ao terreno rural do seu cliente? Segundo o palestrante essa pergunta muito importante, geralmente o corretor de imóveis tem que entregar para o seu cliente, a maior quantidade de informações possíveis, para que o terreno seja valorizado.

“ Muitas vezes,  essa parte de mineração,  fica de lado porque, o corretor de imóveis não tem conhecimento sobre o assunto,  então, existe um belo terreno que pode ter um olho d´água, onde é possível extrair água mineral ou areia que fornece a possibilidade de produção de brita, utilizado para obras de construção civil ou até mesmo um outro material mais nobre.”

O palestrante explicou que a mineração ocorre, logicamente, onde o material se encontra.  Temos mineração de ferro, em Minas Gerais e no Pará, nióbio perto de Poços de Caldas, então são consideradas terras e áreas importantes, para a economia nacional, então é importante entregar informações valiosas ao cliente, que ele possa se valer delas.

 “ Muitas vezes, você caminha pelo terreno,   olha ao longe e  vê pedras,  o que nós chamamos de matacões (rochedo)  que são pedras grandes e  você pensa que o terreno pode perder o valor. Na realidade, pode ser que sim ou não, no ponto de vista de mineração, essas pedras roladas podem indicar, uma possibilidade de jazido de algum granito ou brita.  

“ A atividade econômica de um País é muito ditada pela quantidade de cimento que é,  consumido, quanto mais consumido  significa que está tendo um desenvolvimento nacional, então,  quando você vê um terreno com um monte de pedras ou um paredão com algum tipo de material é interessante que olhe com um pouco mais de cuidado, porque isso pode ser um atrativo.”

De acordo com Campanhã,  é muito interessante, durante a negociação de um terreno, por exemplo, levar em consideração essa parte da geologia.  “Verifique, o tamanho do terreno,  a sua localização,  as condições do local,   o valor do metro quadrado, mas muitas vezes, pode se tornar um porto de areia, se para extrair esse material mineral seja, necessário remover as árvores, é imprescindível que tenha uma orientação ambiental, absolutamente nada,  pode ter feito a margem da lei.