Governo de SP flexibiliza atividade imobiliária

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 30/05/2020

No dia 27 de maio, o governo de SP anunciou medidas que visam a flexibilização do isolamento social e o retorno paulatino das atividades econômicas em várias regiões do Estado.

Dentre os setores priorizados, ganhou destaque o segmento imobiliário e muitos municípios preveem que, a partir de 1º de junho, plantões de venda, escritórios e imobiliárias poderão voltar a funcionar, gradativamente, desde que obedecendo ao protocolo estabelecido pelas autoridades sanitárias municipais.

Essa fase do plano de flexibilização do Governo inclui a Capital e o restante do Estado, com exceção das cidades da Baixada Santista, Grande São Paulo e Vale do Ribeira, que ainda permanecerão classificadas na Fase 1, com liberação apenas para os serviços essenciais.

Mas, nesse primeiro retorno, as atividades imobiliárias, o comércio em shopping centers e lojas de rua, concessionárias e escritórios voltarão a funcionar desde que atendam ao protocolo estabelecido pelas prefeituras municipais. Na Capital, por exemplo, as informações que tínhamos da prefeitura até o fechamento dessa matéria eram que a retomada dessas atividades será feita juntamente com as entidades representativas de cada setor. Sendo assim, o CRECISP está elaborando, ao lado do Secovi e da Abrainc, uma proposta a ser encaminhada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e aprovada pela Vigilância Sanitária, assegurando o retorno seguro ao trabalho. A abertura fica, portanto, pendente dessa aprovação do município.

Nas demais cidades paulistas onde a flexibilização será implementada na próxima semana, o CRECISP orienta que as imobiliárias e escritórios obedeçam aos decretos municipais, já que não é atribuição do Conselho regular medidas sanitárias ao segmento. Cada município terá sua regulamentação específica, em função da situação da doença e dos leitos hospitalares disponíveis e, por isso, é importante que os profissionais acompanhem os decretos locais.

O protocolo sanitário do governo do Estado inclui distanciamento social, além de higiene pessoal e limpeza e higienização dos ambientes de trabalho.

Os imóveis – novos, usados ou decorados – somente poderão ser visitados por uma família por vez e mediante agendamento. Vistorias e demais serviços só deverão ser realizados se forem imprescindíveis e respeitando as regras de distanciamento e o uso de equipamentos de proteção individual. A recomendação governamental pede, ainda, que os corretores priorizem o atendimento online, evitando deslocamento de clientes e aglomerações.

A presença de álcool em gel 70% nos estandes de vendas, para uso dos corretores e clientes deverá ser mantida constantemente. Além disso, alimentos não deverão ser fornecidos nesses locais e água, apenas em embalagens individuais e descartáveis.

Os profissionais deverão dar atenção especial à limpeza geral do ambiente, das mesas de atendimento e dos banheiros, que devem ser equipados com sabão líquido, toalhas descartáveis e álcool em gel.

O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, acredita que as medidas possam amenizar os reflexos da pandemia nos negócios, trazendo alento aos profissionais que estavam com seus escritórios fechados até agora. “O governo atendeu a nossa reivindicação, compreendendo a grande vulnerabilidade da categoria. Aos poucos, acreditamos que haverá uma recuperação e poderemos enxergar novas perspectivas no pós-crise.”