Palestrante fala sobre liderança

O evento ocorreu na Quarta Nobre


O escritor e treinador de líderes, Mauro Moraes ministrou palestra online na Quarta Nobre e falou aos corretores de imóveis sobre tema: Os 3 Pilares da Gestão de Pessoas. Logo no início da explanação, destacou uma frase do filósofo Mário Sérgio Cortela que diz: “Dê o seu melhor nas condições que você tem”. Segundo o palestrante todas as nossas ações podem ser executadas de forma cada vez mais eficaz e eficiente.

De acordo com Moraes, é possível implementar estratégias e ferramentas para direcionar, motivar e desenvolver o maior patrimônio de toda empresa: o colaborador.

“O líder precisa criar as condições ideais,  para que os colaboradores alcancem os resultados,  tanto individuais como da empresa. Como preconiza o autor John Maxwell, liderança é influenciar e a melhor forma de fazer isso é através de exemplos."

“Mas como você pode liderar os outros,  se não consegue liderar a si mesmo? Imagina um líder, por exemplo, que exige pontualidade, mas ele mesmo, não consegue seguir a própria agenda e sempre chega atrasado na reunião? O que passará aos funcionários da empresa?"

Moraes enfatizou que o importante é manter uma organização. O líder precisa ser confiável, e quando prometer que vai fazer algo, tem que executar.  “Existe uma Lei do 1/3, que diz o seguinte: tudo o que acontece na vida, 33% é responsabilidade própria, 33% é do seu líder  e o último um terço é responsabilidade do Governo. Mas, os líderes de alta performance assumem 100% de toda a situação.”

Para o treinador, os verdadeiros líderes têm essa consciência e também não reclamam, não colocam a culpa na economia, no Governo, na empresa. Assumem totalmente a questão e começam a influenciar as pessoas que estão ao redor.

“Todo o líder precisa direcionar, motivar e desenvolver os colaboradores para que eles que o  atinjam as expectativas, mas para isso é importante e fundamental ter uma ótima Comunicação. Sem ela, não existe nenhum tipo de alinhamento. O colaborador tem que entender  exatamente o que o líder está querendo, pois só assim serão alcançados os resultados desejados.”