Conselho busca apoio à atividade imobiliária junto a autoridades

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 02/05/2020

O CRECISP tem atuado em diversas frentes, junto às principais autoridades federais e estaduais, em prol da obtenção de condições favoráveis aos corretores de imóveis, seja na recuperação de sua saúde financeira, seja no estabelecimento de procedimentos que permitam o exercício seguro da atividade profissional.

Recentemente, o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, participou de uma videoconferência com o secretário estadual de Habitação, Flávio Amary, ao lado de representantes de diversas entidades do segmento imobiliário.

O principal objetivo dessa reunião foi atualizar os governantes a respeito das grandes dificuldades que os corretores de imóveis têm enfrentado pela impossibilidade de desenvolverem a intermediação de sua carteira de propriedades à venda ou locação.

O CRECISP apresentou um projeto, que está em análise pelo Governo do Estado, que propõe o retorno gradual da atividade imobiliária, considerando todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério Público do Trabalho. “Nossa preocupação foi garantir segurança aos corretores, abrindo a possibilidade de atendimento individual de clientes, com horário pré-agendado e obedecendo às exigências relativas à distância mínima entre as pessoas”, explicou Viana.

Paralelamente a esse trabalho, o Conselho está elaborando uma portaria para os profissionais, estabelecendo um regramento a ser obedecido no momento de atender os clientes, incluindo o uso de máscaras, de álcool em gel e demais recomendações dos órgãos de saúde. Essa portaria, entretanto, somente será divulgada após o pronunciamento do Governo do Estado a respeito da eventual flexibilização do isolamento social.