Parceria com o CRECISP promove transparência à administração pública

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo


Apenas uma rápida leitura nos jornais já dá a noção da importância que o combate à corrupção ganhou para toda a sociedade. A população tomou consciência desse grave problema que permeia as instituições e vem, mais e mais, manifestando sua intenção de coibir as práticas ilícitas na administração pública, exigindo, de seus governantes, atitudes éticas e em prol de toda a comunidade.
O acesso às informações, legalmente garantido, permite que todo cidadão possa conhecer o caminho trilhado pelo dinheiro de seus impostos, acompanhando os serviços prestados e identificando possíveis fraudes que prejudiquem o pleno desenvolvimento do País. Dessa forma, a administração pública, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, deve disponibilizar as informações de seu governo à sociedade, divulgando receitas e despesas, o destino dos recursos e os processos licitatórios para acompanhamento.
No caso da avaliação do patrimônio imobiliário público, por exemplo, é importante que ela seja criteriosa, pois envolve o gerenciamento dos bens municipais, estaduais ou federais, podendo refletir diretamente nas contas dos estados. E nessa questão, merece destaque o trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo de Avaliadores do CRECISP, produzindo, voluntariamente, Pareceres Técnicos de Avaliação Mercadológica (PTAM), sempre que um órgão ou entidade parceira solicitar.
Já são 42 acordos de cooperação assinados com o Conselho, que incluem parcerias com o Tribunal de Contas Estadual, o Ministério Público Federal, e inúmeras prefeituras. Mais de 700 corretores avaliadores se revezam para atender as solicitações dessas instituições e produzir documentos de avaliação que garantam a legitimidade das decisões tomadas pelos administradores, no que tange à venda ou locações de imóveis.
Na última semana, a Prefeitura de Itu, no interior de São Paulo, também passou a fazer parte da lista de conveniados do CRECISP, e contar com as avaliações mercadológicas dos corretores. O prefeito Guilherme Gazzola e o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, assinaram o acordo na sede municipal de Itu, acompanhados do secretário de Governo, Rodrigo Augusto Tomba, e da secretária municipal de Finanças, Geórgia Augusta Ortenzi. Dentre os corretores, o evento contou com a presença do delegado regional do Conselho, Newton de Loyolla Pereira, da delegada municipal, Isaltina de Souza, e do subdelegado municipal, Eduardo Benedetti Pereira. “Nossas atribuições incluem o bom uso do dinheiro público. E esse convênio, com certeza, será uma ferramenta a mais para que a cidade se mantenha nesse propósito”, ponderou Gazzola.