CRECISP assina convênio com JUCESP

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 15/06/2019


A Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) completará, em julho próximo, 129 anos e, desde a sua criação, é o órgão responsável pelo registro e publicidade dos documentos arquivados de empresas e empresários no âmbito estadual. Em outras palavras, todos os que intencionam estabelecer empresas no Estado de São Paulo têm, necessariamente, que passar pelos arquivos da Junta Comercial.

Com foco no desenvolvimento econômico, na desburocratização e no incentivo ao empreendedorismo, a JUCESP, que conta com Walter Iihoshi como presidente, oferece também um importante serviço de suporte ao cidadão, esclarecendo sobre dados cadastrais e emissão de certidões, além da constituição de empreendimentos.

No que tange ao segmento imobiliário, a Junta funciona como um termômetro, indicando a abertura de novos negócios para a compra, venda e locação de propriedades.

E na última sexta-feira, o CRECISP estreitou ainda mais os laços com a JUCESP, com a assinatura de um convênio entre as entidades. O principal objetivo é promover avaliações imobiliárias à Junta sempre que houver demandas nesse sentido, a exemplo do que já é feito a entidades como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e diversas prefeituras do Estado.

Para Iihoshi, essa parceria marcará o início de um trabalho mais amplo que poderá beneficiar muito o segmento. “Nossos projetos preveem a desburocratização na abertura de empresas e o acesso a informações municipais de grande relevância aos corretores para o fechamento de seus negócios.”

Além de assinar o acordo de cooperação com o CRECISP, o presidente da JUCESP também participou do programa CRECI Esclarece, trazendo aos internautas dados importantes sobre as atividades que a JUCESP realiza em todo o Estado. Segundo Iioshi, o objetivo é que ela se torne um grande órgão de integração. “Nosso desafio é fazer com o nosso usuário comece a utilizar certificado digital para participar de forma eletrônica dos processos. A partir de agosto, vamos implementar o Via Rápida Empresa Rede Sim e integrar todo o nosso sistema ao dos municípios que estão conveniados, juntamente com a Receita Federal, Secretaria da Fazenda e os órgãos de licenciamento (Corpo de Bombeiros, Cetesb, Agricultura). Quando tivermos tudo isso integrado de forma eletrônica no sistema, vamos ajudar muito a agilizar o processo de abertura de empresas, porque vários procedimentos-padrão estarão nesse sistema.”

O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, firmou o compromisso com Walter Iioshi e comentou que, efetivamente, essa formatação digital para a abertura de empresas pode trazer um bom aquecimento à economia paulista. “É certo que, com menos burocracia, os negócios fluem melhor e há uma tendência de crescimento a médio e longo prazo.”