Estamos otimistas

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 23/03/2019


Nas duas últimas semanas, dividi meu tempo entre milhares de quilômetros rodados pelo interior do Estado e uma boa conversa com corretores de imóveis das cidades de Franca, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, São Carlos, Jundiaí, Campinas, Piracicaba, Rio Claro, Marília e Bauru. Procuramos, com esse itinerário, cobrir grande parte das regiões onde estão localizadas delegacias do CRECISP, com o intuito de levar informações e, principalmente, de mensurar como está o nosso mercado e quais as perspectivas para este ano.

Ainda resta um bom roteiro a ser percorrido, especialmente da faixa litorânea, mas essas primeiras reuniões que realizamos já nos forneceram um bom material a respeito do nosso segmento e, também, dos ânimos dos colegas para os próximos 9 meses que nos restam até 2020.

Desde janeiro, as projeções têm sido muito positivas, deixando para trás os anos complicados para o setor imobiliário. O trabalho de “formiguinha” realizado pela categoria de corretores de imóveis conseguiu levar o segmento para um porto mais seguro, após a crise de 2017. Passamos por uma fase de estabilização e, agora, temos condições de crescer novamente.

Ouvi dos colegas ao longo dessas viagens que já estão soprando bons ventos, o que tem feito a procura pela compra de imóveis ganhar fôlego e abrir novas oportunidades para investimento.

Nos jornais, os especialistas em economia reforçam suas teses de que, com a possibilidade de uma oferta de crédito para o setor da construção civil e para compradores com juros em patamares menores, alinhada a um cenário em que o governo faça a sua parte, conduzindo as reformas necessárias e estimulando novos investimentos estrangeiros no País, o mercado imobiliário poderá ganhar um impulso relevante em 2019.

O balanço do ano passado da Pesquisa CRECISP já mostrou um fechamento positivo na venda de imóveis usados em todo o Estado de SP. Houve um crescimento de 20,51% no acumulado das vendas estaduais em 2018, resultado que é praticamente o mesmo de 2016, indicando uma franca recuperação dos negócios.

Por outro lado, temos visto que os bancos contam com recursos a serem disponibilizados para o financiamento imobiliário. Segundo a Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, os valores destinados ao crédito para a aquisição da casa própria podem chegar à marca de R$ 100 bilhões, ou superá-la até 2020!

Boas expectativas também estão sendo propagadas pelo governo no que diz respeito ao PIB, que tem previsão de crescer 2,8% em 2019. Segundo o Banco Central, esse seria um indicador expressivo na comparação com o registrado em 2017, de apenas 1,01%.

Quando nos referimos à nossa atividade, temos que ter um olhar mais amplo, e levar em conta os muitos fatores externos que influenciam o desempenho do mercado imobiliário, afetando o preço dos imóveis, a demanda e as condições para que haja um incremento nos negócios.

Saímos de nossas casas, diariamente, com a expectativa de que os juros continuem baixos, que o volume de recursos ao financiamento imobiliário cresça e ofereça as melhores condições aos nossos clientes, que não sejamos passados para trás por colegas, que não haja pseudocorretores em nosso plantão e que tenhamos a certeza de receber nossos honorários após a intermediação! Esse seria, sem dúvida, o melhor dos mundos. No entanto, é preciso mudar as velas do barco para onde o vento sopra, cuidando para que nenhum buraco no casco afunde a embarcação.

O CRECISP, de sua parte, tem se empenhado para estar ao lado dos profissionais, dando condições para o aprimoramento de seus conhecimentos, e para que o respeito à profissão se consolide em toda a sociedade. Buscamos ampliar os espaços dos corretores de imóveis, colocando a categoria como peça essencial para o sucesso e a segurança dos negócios imobiliários. Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, mas estamos certos de que a credibilidade já alcançada pelos profissionais é excepcional, haja vista as parcerias firmadas com instituições de peso, como o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Estado de São Paulo. Todos avalizando o trabalho dos corretores de imóveis e sua capacidade técnica na avaliação imobiliária.

Somos e estamos otimistas de que está se iniciando um novo ciclo virtuoso para a nossa profissão!

 

José Augusto Viana Neto

Presidente - CRECISP