Palestrante fala sobre Mediação e Arbitragem on line

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 30 de janeiro, o advogado José Celso Martins esteve na Quarta Nobre e falou aos corretores de imóveis sobre o tema: Mediação e Arbitragem on line na solução dos contratos imobiliários.

No início da apresentação, Martins ressaltou que o principal objetivo da mediação on line é trabalhar as questões jurídicas à distância, utilizando a tecnologia de forma mais simples e sem preocupação, para garantir a eficácia no processo.

“Esperamos sempre agilidade, queremos que as situações se revolvam rápido por meio da mediação, e a solução via internet acaba sendo um produto importante à imobiliária e ao corretor de imóveis, uma ferramenta de esclarecimento de qualquer problema que, eventualmente, venha a surgir.”

O palestrante explicou que a mediação é uma técnica para a solução de controvérsias que conta com a intervenção de um terceiro, chamado de mediador. Ele não impõe soluções, mas aproxima as pessoas para que identifiquem os reais interesses envolvidos no conflito e, dessa forma, possam colocar fim ao litígio.

De acordo com Martins, a arbitragem é um instrumento extrajudicial, uma jurisdição contratada como via de soluções de um conflito, que conta com alguém para julgar e decidir determinada pendência. “A mediação ou arbitragem on line (Lei 13.140/15) é realizada por meio da internet ou por outro meio de comunicação que permita a transação à distância, desde que as partes estejam de acordo.”