Conselhos de Fiscalização se reúnem no Cecon

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 29/09/2018


Os juízes Bruno Takahashi e Herbert Cornelio Pieter de Bruyn Junior, coordenadores do Centro de Conciliação da Justiça Federal (Cecon), receberam cerca de 30 representantes de Conselhos de Fiscalização de diversas profissões, na última semana.
O encontro foi promovido pela Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos e Ordens, sob a coordenação do presidente em exercício do Cofeci, José Augusto Viana Neto, e teve como objetivo principal incentivar essas autarquias a promoverem audiências de conciliação junto a seus inscritos.
“Uma das dificuldades dos profissionais é no que diz respeito à inadimplência, pois os impede de exercer a atividade com tranquilidade. Com a retomada das conciliações pelo Tribunal Regional Federal, os Conselhos poderão proporcionar mais conforto a seus inscritos na resolução de suas pendências”, comentou Viana.
Segundo o juiz Takahashi, o Cecon quer auxiliar as entidades nessa questão e tem se empenhado em propor soluções consensuais e menos onerosas. “Vamos trabalhar ao lado dos Conselhos para a regularização de débitos de forma simples, rápida e de baixo custo.” 
O juiz Herbert também aposta no sucesso da conciliação. “O emprego de meios consensuais na Justiça Federal cresce a cada dia.”