CRECISP autua pseudocorretores em Mairinque

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 22/09/2018


O principal objetivo do Conselho é proteger a sociedade de pessoas que agem de má-fé no mercado imobiliário, evitando prejuízos e problemas ao longo das transações. E, no último final de semana, a fiscalização do CRECISP agiu prontamente nesse sentido, após receber denúncia anônima sobre a venda de loteamentos irregulares no município de Mairinque, na região metropolitana de Sorocaba.

Uma blitz foi organizada, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, e surpreendeu 28 pessoas suspeitas em um plantão, comercializando os lotes, por até R$ 19 mil, sem a aprovação dos órgãos competentes para serem negociados. Oito agentes de fiscalização participaram da operação e, ao chegarem ao local, abordaram os pseudocorretores que aguardavam clientes para início dos trabalhos. Ao constatarem a falta de credenciais, os agentes do CRECISP autuaram essas pessoas pelo exercício ilegal da profissão. Também foi apreendido material publicitário divulgando a venda dos lotes.

O tenente Clayton Bortoletti, comandante do pelotão da Polícia Militar Ambiental, que participou da operação, alerta para a aquisição de imóveis a preços muito mais baixos do que os praticados normalmente. “Quando a esmola é demais, tem que desconfiar, ainda mais com um lote gigantesco por um valor que não é compatível com o preço de mercado, considerando a boa localização. Quando se está diante de uma oferta aparentemente vantajosa, é recomendável checar com a Polícia Ambiental, por exemplo, se o loteamento tem licença, por exemplo.”

Para o Conselho, o resultado da blitz ressalta, também, a importância das denúncias, no sentido de coibir ainda mais a ação de pseucorretores e o comércio irregular de imóveis. “A população deve avisar o CRECISP sempre que houver essa suspeita, para que possamos agir no rigor da lei, dando tranquilidade a todos”, comentou o presidente em exercício do CRECISP, Jaime Tomaz Ramos.