“A ética se opõe ao individualismo”

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 28/07/2018


Segundo Marcos Muniz Rossa, administrador de empresas com mais de 28 anos de experiência em Compliance, ética e integridade implicam uma visão menos egocêntrica por parte das lideranças nas organizações. E para expor suas ideias, ele ministrou palestra a convite da Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos e Ordens, na sede do CRECISP.

A apresentação ressaltou o Compliance como um dos pilares da governança, uma maneira de fazer o que é correto, respeitando as leis internas e externas às corporações.

A palestra teve como público representantes de Conselhos de Fiscalização, preocupados em incentivar boas práticas na administração pública, levando em conta os parâmetros da responsabilidade e da competência dos profissionais.

De acordo com Rossa, embora seja “impossível blindar 100% uma organização contra a corrupção, a lavagem de dinheiro e outros crimes, há que se demonstrar seu contínuo comprometimento com a integridade e honestidade.”

Estiveram presentes ao evento dirigentes e representantes dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis de Sergipe, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, Farmácia, Biologia, Biblioteconomia, Estatística, Serviço Social, Educação Física, Nutricionistas, Odontologia e Administração, além dos Conselhos Federais de Enfermagem e Administração.