Novos prefeitos assinam convênio com o CRECISP

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 14/07/2018

A soma de esforços entre órgãos públicos é o que, definitivamente, pode trazer benefícios a todos os cidadãos e contribuir, sobremaneira, para a transparência na administração. E essa filosofia tem, cada vez mais, feito parte do dia a dia do CRECISP e norteado as parcerias que a entidade vem firmando, seja com governos municipais, autarquias ou tribunais paulistas.

Na última semana, novas cidades firmaram acordos não onerosos com o Conselho, visando ações mútuas que podem ajudar toda a sociedade. Os municípios de Registro e Ilha Comprida passarão a contar com o trabalho dos corretores membros do Grupo de Avaliadores Mercadológicos, sempre que se fizerem necessários pareceres técnicos para determinar o valor de mercado do patrimônio imobiliário público.

Os convênios tomam por base a mesma prestação de serviços já realizada pelos corretores avaliadores ao Tribunal de Justiça do Estado, ao Ministério Público de São Paulo e a inúmeras outras prefeituras. A atividade, feita de forma voluntária, recebe, em contrapartida, um atestado das entidades, confirmando o trabalho dos peritos avaliadores.

Em Registro, o prefeito Gilson Fantin disse que a parceria veio numa boa hora para o município. "Nos dará total segurança no processo tendo em vista a credibilidade que tem os corretores de imóveis", disse. Ele assinou o documento ao lado de Antonio Matheus da Veiga Neto, secretário de Assuntos Jurídicos; Débora Goetz, secretária de Administração; e do vereador Roberto Stuchi Duarte.

Dentre os representantes do CRECISP na região, compareceram o conselheiro Manoel Kenji Chikaoka, Adolfo Eduardo Bittencourt, delegado municipal em Registro, Rafael Mota Bortone Junior, subdelegado em Registro e Jorge Xavier, delegado municipal em Cananéia.

Em Ilha Comprida, o prefeito Geraldino Barbosa de Oliveira comemorou a parceria. Em seu discurso, ele destacou que, graças ao convênio, aproximadamente 270 imóveis serão regularizados. A medida, acrescentou Oliveira, proporcionará uma economia de meio milhão aos cofres públicos. "Essa parceria vai nos garantir segurança jurídica", ressaltou.

Na assinatura do documento, o prefeito foi acompanhado pela vice-prefeita Lígia Klimke, por Maurisfran Santos do Nascimento, presidente da Câmara Municipal; Pérsio Alves de Almeida, chefe do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento; João Ferreira de Moraes Neto, chefe do Departamento Jurídico; Marize Magali Valota, chefe de Gabinete; José Abdlenur Abraão Filho, chefe do Departamento de Desenvolvimento Local; Roberta França Fortes, chefe do Departamento de Educação; Isabelle Martins Benetti, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Ação Social; Gilson de Lima, chefe do Departamento de Obras e pelos vereadores Fabiano da Silva Pereira, Fabio Rogério Tonon, Miguel da Silva Tallada, Daniel da Silveira Ramos e Mozart Roberto Silvestre.

As solenidades foram realizadas nas sedes das prefeituras e contaram com a participação de corretores da região. Os presidentes em exercício do Cofeci e do CRECISP, José Augusto Viana Neto e Jaime Tomaz Ramos, respectivamente, mostraram grande satisfação com essas recentes cooperações técnicas.