Parcerias reafirmam seriedade das avaliações de corretores

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 21/04/2018


Em 2016, o CRECISP oficializou a criação do Grupo de Avaliadores Mercadológicos, composto por corretores de imóveis voluntários que se especializaram na análise e emissão de Pareceres Técnicos de Avaliação Imobiliária (PTAM). Esses profissionais, que fazem parte do CNAI – Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários – se dispuseram a realizar esse trabalho para diversos órgãos públicos de maneira gratuita e, em contrapartida, contam com um atestado como reconhecimento pela elaboração desses pareceres, agregando valorização e qualidade técnica à sua
atividade.

O interesse em participar desse grupo foi crescente por parte dos corretores e, atualmente, a equipe já conta com mais de 800 profissionais inscritos. Em paralelo a isso, o CRECISP vem desenvolvendo parcerias com prefeituras e autarquias no sentido de oferecer essa prestação de serviços, contribuindo para uma administração pública mais transparente perante a sociedade.

Dentre as instituições que já assinaram esse acordo de cooperação com o CRECISP estão o Tribunal de Justiça de São Paulo, o Tribunal Regional do Trabalho – TRT 2 – Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Além deles, os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária e Contabilidade também aderiram à parceria.

No que se refere à administração municipal, os corretores avaliadores já elaboram PTAMs para as prefeituras de Araçatuba, Avaré, Jaguariúna, Ribeirão Preto, Santos, Salvador, Guarulhos, Dracena e para o Cioeste – consórcio que reúne as cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Osasco, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Vargem Grande Paulista e Araçariguama. E na última semana, os municípios de Vinhedo e Boituva também assinaram esse acordo com o CRECISP, para assegurar as avaliações de seu patrimônio imobiliário. Os prefeitos Jaime Cruz e Fernando Lopes da Silva, respectivamente, se mostraram muito animados e satisfeitos com o acordo que trará mais credibilidade às avaliações dos imóveis públicos.

A determinação do valor de um imóvel depende, certamente, de um amplo conhecimento do mercado imobiliário, da região onde a propriedade se encontra e das características inerentes do bem. E o desenvolvimento dessa atividade pelos corretores beneficiando instituições dessa importância, garante a seriedade do trabalho que vem sendo realizado, e coloca a experiência e o conhecimento desses profissionais à serviço da sociedade.