Locação e venda de imóveis usados crescem pelo 2º mês seguido em SP

Mais de 900 imobiliárias responderam a pesquisa do CRECISP

O mercado de imóveis usados sustentou em fevereiro o movimento de alta registrado em janeiro, marcando um bimestre que acumula crescimento de 28,62% nas vendas. A expansão em fevereiro foi de 11,58%, cinco pontos percentuais abaixo dos 17,04% registrados em janeiro, até agora o melhor resultado em oito anos para esse mês na série de pesquisas do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CRECISP).

O mercado de locação residencial teve desempenho semelhante nesse primeiro bimestre, com o número de imóveis alugados em fevereiro superando em 1,44% o de janeiro. No primeiro mês do ano, as novas locações haviam crescido 6,85% em comparação com dezembro. Em janeiro e fevereiro, o saldo acumulado de contratos formalizados nas imobiliárias pesquisadas pelo CRECISP é de 8,29%.

Apesar do aumento das vendas e das locações, o índice Crecisp registrou em fevereiro queda de 5,46% nos preços em relação a janeiro. O índice Crecisp mede o comportamento dos aluguéis novos e dos preços de imóveis usados negociados pelas imobiliárias pesquisadas pelo Creci em 37 cidades do Estado de São Paulo.

Nas 948 imobiliárias que responderam à pesquisa do CRECISP, a maioria das vendas – 49,7% do total – foi feita com financiamento bancário. No mercado de locação residencial, 52,48% dos contratos adotaram o fiador pessoa física como garantidor do pagamento do aluguel em caso de inadimplência do inquilino.

Leia mais: www.crecisp.gov.br/comunicacao/pesquisasmercado