Fiscalização para fortalecer a ética no setor imobiliário

Matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo em 7 de março de 2018

Para conferir à sociedade confiança e tranquilidade em sua relação com profissionais especializados em transações imobiliárias, a fiscalização do CRECISP vem trabalhando intensivamente em prol da ética do no mercado imobiliário. Como sabemos, o dever legal de um conselho profissional é o de zelar pelo interesse público, efetuando, para tanto, a supervisão qualitativa, técnica e ética do exercício da profissão, na conformidade da lei. Lembrando que as denúncias costumam ser atendidas em 24 horas.

E nesse contexto, é nítida a enorme responsabilidade social que o CRECISP possui. Pensando em garantir tranquilidade e segurança à sociedade nas transações imobiliárias, o CRECISP se empenha, cada vez mais, para intensificar a fiscalização do exercício da profissão do corretor de imóveis.

Ao longo de 2017, foram realizados o surpreendente número de 184.218 autos de constatação, em função das 215.768 fiscalizações realizadas.  Um importante resultado alcançado em 2017 diz respeito ao exercício ilegal da profissão. As blitzes e diligências organizadas pelo CRECISP autuaram 4.024 pseudocorretores, minimizando as chances de fraudes e estelionatos no segmento.

Buscando ainda atender a todas as solicitações e denúncias recebidas da população, o Conselho realizou, ainda, 10.714 fiscalizações, visitando escritórios, empresas e plantões de vendas sob suspeita. “A demanda por fiscalizações, especialmente pela suspeita de pseudocorretagem, indica que a categoria está ganhando espaços e confiança no setor imobiliário”, comentou o presidente José Augusto Viana Neto.