CRECISP participa de mobilização contra a dengue

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 02/12/2017

“Todos juntos contra o Aedes aegypti” é o tema da campanha de mobilização da sociedade que a Sucen está lançando em todo o Estado. No período de 4 a 8 de dezembro, a ideia é promover um esforço concentrado, especialmente junto às entidades que fazem parte do Comitê Estadual de Mobilização contra o mosquito, para eliminar criadouros e focos de infestação.

Há vários anos, o CRECISP participa dessas ações, incentivando seus inscritos a realizarem vistorias nos imóveis que estão sob a sua responsabilidade, no sentido de coibir a incidência de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika. O Conselho disponibiliza adesivos tapa-ralos e selos a serem colados na entrada dos imóveis que já foram vistoriados, facilitando o trabalho dos agentes da Sucen.

Nos anos de 2016 e 2017, segundo dados da Superintendência, houve uma redução no número de casos dessas doenças, provando que o Estado de São Paulo está no caminho certo para o controle do problema.

Mesmo assim, segundo dados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) 2017, do Ministério da Saúde,  de 3946 municípios analisados, 357 cidades do país estão em situação de risco de surto da doença, embora nenhuma no Estado de SP. Das 645 prefeituras paulistas, 520 repassaram informações ao Ministério, que classificou 455 delas com índice satisfatório e apenas 65 em estado de alerta.

“A cada ano, os corretores de imóveis demonstram seu comprometimento com a sociedade, dando sua contribuição para manter essas doenças longe de nosso Estado”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.