CRECISP fecha parceria com Defensoria Pública

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 18/11/2017


O principal objetivo da Defensoria Pública é a orientação jurídica e a defesa, em todos os âmbitos, dos direitos individuais e coletivos, de maneira totalmente gratuita, da população carente. Em última instância, seu papel é assegurar a todos, inclusive os menos favorecidos, o acesso à Justiça.

Tomando como base essa linha de atuação, a parceria firmada entre a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o CRECISP vai ao encontro dessa filosofia, proporcionando um aprimoramento daquela entidade no atendimento à essa parcela da população.

Com o convênio, os corretores de imóveis integrantes do Grupo de Avaliadores Mercadológicos serão responsáveis pelas avaliações dos imóveis em demandas particulares, nos casos que envolvam perícias pré-processuais e, também, na renovação de contratos de locação de propriedades ocupadas pela Defensoria.

Segundo o defensor público-geral do Estado, Davi Eduardo Depiné Filho - que assinou o acordo juntamente com o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto - há uma grande dificuldade na determinação do real valor de mercado desses imóveis e o trabalho dos corretores será fundamental para dar celeridade a esses processos. “Na Capital, temos 12 prédios alugados e o parecer dos especialistas quanto à sua valoração será de grande valia para que paguemos o preço justo no aluguel. Além disso, diariamente, recebemos cerca de 700 novos casos e uma grande parte desse total envolve perícias na fase que antecede os processos. Assim, o trabalho dos corretores vai otimizar essa demanda diária que não conseguimos escoar com rapidez.”

Para Viana, as parcerias que vêm sendo firmadas com autarquias e órgãos públicos reafirmam o compromisso dessas entidades de trabalhar tendo a sociedade como beneficiária final de suas ações. “Além da função de fiscalização da profissão, todos os Conselhos têm muito a contribuir para que a população seja assistida em suas principais necessidades. É isso que estamos buscando no CRECISP.”