Palestrante fala sobre metas e resultados

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 6 de outubro, a psicóloga e especialista em Carreira e Liderança, Akemi Shida, ministrou palestra online no CRECISP e falou sobre o tema: Como ter resultados e bater suas metas no mundo pós-pandemia.

A palestrante abordou quais são as competências imprescindíveis que os profissionais precisam ter, independentemente da área de atuação, para ter sucesso e se adaptar às constantes mudanças que acontecem com cada vez mais frequência.

“O que a gente sempre busca é bater nossas metas ou manter as mesmas, mas independentemente dos seus objetivos, tem que superar as dificuldades e se moldar, em qualquer área de atuação. São as nossas paixões que nos impulsionam, principalmente em situações de crise e grandes desafios.”

De acordo com a palestrante, tudo na vida é treino e repetição, mas é muito importante colocar o conhecimento em prática, sendo que, o processo de transformação pode ser comparado ao da borboleta que sai de um casulo. Da mesma forma, quem deseja ficar no mercado de trabalho e ter sucesso vai ter que se modificar todo o tempo.

“Existem algumas habilidades que estarão em alta até 2025, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, portanto, não tem como falar de propósito e sucesso, pois não existe nem certo e nem errado, isso pertence a cada pessoa. Estamos vivendo em um momento de crise econômica e temos que lidar com as adversidades.”

“Para enfrentar os problemas temos que adquirir uma aprendizagem ativa e ter a capacidade e resolução de problemas; pensamento analítico e inovação, aprendizado ativo, criatividade, liderança, entre outras características. O importante é analisar quais as que impactam diretamente em seu trabalho e na sua vida.”

Akemi ressaltou que dentro das características, as mais incisivas são o pensamento crítico, criatividade e liderança, que fazem parte de um líder. No entanto, é preciso cuidar primeiro da sua autoliderança para depois liderar o grupo.

“Até mesmo para trabalhar em equipe, para pedir ajuda para um colega de trabalho, tem que influenciar ou persuadir. Essas são características que todo líder precisa ter e analisando todas as competências, verificamos que grande parte delas são comportamentais e estão ligadas ao conhecimento, habilidades e atitudes.”